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Relacionamento é mais importante que faturamento

Pegamos um gancho para falar desse tema já que estamos no mês de Junho, que no dia 12 é comemorado o dia dos Namorados. Nesse período as pessoas costumam ficar mais receptivas e amáveis assim como acontece no natal.

Então não tem momento mais oportuno de tratar de um assunto tão relevante, como o relacionamento das empresas com os clientes, tanto aquele que já estão na base quanto os que ainda estão por vir, ou seja, os clientes em potencial que a equipe de vendas está prospectando.

Muitas empresas ainda não entenderam que o segredo para o sucesso está em manter um relacionamento duradouro com o cliente e não no faturamento momentâneo.

Assim como ocorre em um relacionamento entre pessoas, onde precisa existir entrega, dedicação, disposição para fazer o melhor para o outro, buscando satisfazer os desejos, expectativas, necessidades do parceiro(a) com o consumidor(a), ocorre quase a mesma coisa, pois quando não há o real interesse em atender as necessidades, a satisfação, é até mesmo surpreender as expectativas, o relacionamento vai se perdendo.

Antes que a relação do cliente com a empresa termine, podemos fazer algumas perguntas para nos ajudar a analisar como andam as coisas:

Para os clientes atuais

Para falar sobre o assunto, deixo algumas perguntas para que você possa refletir:

Como está o relacionamento da sua empresa com os clientes?

Como está o relacionamento dos clientes com a sua empresa?

Você sente que o relacionamento está sólido? Abalado?

Você corre o risco de ser traído pelo seu cliente? Ou pelo contrário, você tem recebido novos clientes por conta de indicações da sua base de clientes atuais?

A sua empresa tem colaborado para que isso aconteça?

O que você e sua equipe podem fazer para melhorar esse relacionamento?

Você já parou para pensar nisso?

Sobre os clientes em potencial

Antes de conquistar um novo contrato, você tem que ter a plena certeza que conseguirá assumir o que prometeu. Não adianta somente conquistar o cliente, tendo números expressivos de novas adesões se a sua empresa não consegue manter com excelência, o atendimento aos clientes atuais.

A sua preocupação tem de estar em quantos desses clientes você realmente está conseguindo atender por atender, mas procurar entender realmente as necessidades e procurar superar todas as expectativas dos mesmos, a tal ponto que eles se sintam motivados a recomendar a sua empresa para amigos e parceiros.

Nesses mais de 09 anos, à frente da Webtra Tecnologia, vejo inúmeros casos de clientes que se preocuparam em criar uma imagem de boa empresa ou uma empresa que se preocupa com o cliente, mas que na verdade, é puro marketing.

Para finalizar, como estamos no mês do Amor, ame o seu cliente, pois ele é a pessoa mais importante para sua empresa. Faça seu cliente feliz e ele o recompensará.

Um abraço a todos.

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